Medo na hora da decisão.

16/09/2011

O bacharel em comunicação, com especialização em Publicidade e Propaganda pela ESPM, e atualmente na Nexial Consultoria de Nexo, Netvertising Comunicação Digital e Produções em Mídias Digitais Out Of Home (PROOH), José Luiz Tavares foi o responsável por abrir as palestras da edição 2011 do Tecnoturis.

De volta ao evento, já que na primeira edição o executivo abordou em sua apresentação a “Tecnofobia”, Tavares em sua apresentação deste ano, sob o tema “Tecnologia e oportunidades: O medo na hora da decisão”, ressaltou que muita coisa mudou em um ano, e o medo aumentou e não é mais apenas da tecnologia, mas também das oportunidades. “O mundo mudou. Antes o que era claro agora é obscuro, o que era restrito agora é abundante e o que era lento agora é rápido”, afirmou.

De acordo com Tavares, atualmente a sociedade vive a era do gerúndio. “Hoje tudo está acontecendo. Somos um grande telemarketing”, brincou. O executivo ressaltou que há uma explosão de aplicações
tecnológicas. “E não sabemos usar todas essas novidades do mundo tecnológico, quando aprendemos ela é renovada. Veja aí o exemplo do Facebook”, comentou.

Para o palestrante, a sociedade voltou a ser aquela que lê e escreve. “A regra de transmissão da informação mudou. De unidirecional para multidirecional. A recepção não é mais passiva, é interativa. E com isso fazer a gestão dessa comunicação é cada vez mais complexa. Uma é a mídia paga, outra é a mídia proprietária, onde as próprias marcas têm sua comunicação, elas constroem uma plataforma de interação com o
mercado. E o terceiro ponto é a mídia ganha, que é o que todos querem, que falem bem da gente.

Antes era apenas boca a boca, hoje a força, graças a tecnologia é muito grande”, explicou.

Outro ponto abordado pelo executivo é que atualmente o profissional e o amador estão se misturando. “Assim o marketing e o entretenimento estão sendo dominados por pessoas que tem boas ideias, não
necessariamente profissionais especializados.

Hoje há uma multiplicidade de empresas que compram, decidem ou se utilizam de tecnologia, o que leva a uma desprofissionalização”, disse.

Segundo o executivo, atualmente qualquer problema a solução é buscada no Google. “Hoje em dia pode reparar, as pessoas ficam doentes e correm no Google para buscar o que há de errado e aí questionam o médico na hora da consulta, colocando à prova o conhecimento do profissional. E isso ocorre também no meio de vocês. Muitas pessoas não buscam mais os agentes de viagem, vão direto aos sites de companhias aéreas, de hotéis… É preciso achar outra maneira de atingir o consumidor. E isso tudo deixa a gente com medo, assim como o fato que vivemos um futuro de oportunidades”, afirmou.

José Luiz Tavares enfatizou que a grande visibilidade do País e o bom momento econômico estão trazendo
oportunidades. “Não podemos dizer que o mercado não está bom. Ele está. Estamos vivendo um mundo de tecnologias e oportunidades e não podemos ter medo de aproveitá-las. É preciso equilibrar o medo de seguir em frente e o medo de ficar para trás”, explanou.

Outro ponto ressaltado pelo executivo é que a pressa é o grande mal do século. Tudo tem que ser feito rapidamente, “pra ontem”.

“A tecnologia nos passa uma impaciência e nós a passamos para a nossa vida cotidiana. E pressa para que?”, questionou Tavares, relembrando que é preciso quebrar paradigmas, buscar o nexo para só depois
decidir. Parar de agir com impulso.

Finalizando sua fala, o executivo disse que não se pode deixar que o medo controle as decisões a serem tomadas e que não se pode deixar as oportunidades passarem e que a tecnologia pode e deve ser usada a nosso favor.

Matéria publicada no Brasilturis Jornal, em 16 de setembro de 2011

Posted in Comportamento, Marketing
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